Ao contrário das pessoas com raciocínio fundamentado na fonte,quem esquia nas avalanches das adversidades fundamentam-se na reação.

Quando adversidade ataca, primeiro examinam a própria reação.Isso não significa que ignorem a situação ou deixem de aprender com ela, muito pelo contrário.Para os indivíduos que se concentram na reação, cada situação é uma oportunidade rica e constante para ajustes e aprimoramento.Aprendem com fluidez e as reações parecem intuitivas.

Os indivíduos com esse tipo de raciocínio reconhecem que sua reação a qualquer situação é o maior fator em tudo o que se segue. Teoricamente, tentam melhorar a reação para o aprimoramento de todos. O raciocínio fundamentado na reação é um bom traço de pessoas com quoefíciente  de adversidade alto.

Exprime o controle da pessoa sobre as próprias reações e o próprio comportamento, bem como responsabilidade pelo trato com a situação em questão, seja qual for a causa.

As motivações humanas deslocadas,porém naturais, como a inveja,a cobiça,a vingança,o egoísmo,a mesquinhez, a ira e a má intenção podem ser dominadas antes que consigam fazer suas aparições desagradáveis.Assim como um bicho de estimação malcomportado,as vezes podem escapar e ofender,mas os indivíduos com raciocínio fundamentado na reação rapidamente as atrelam e pedem desculpas pelo comportamento. O ideal é que essas motivações fundamentais  permaneçam presas,apesar das incessantes tentativas de fuga.

Em vez de recorrer a desculpas,essas pessoas têm controle sobre o próprio comportamento, evitam a armadilha da auto-acusação ou comiseração e seguem em frente para  as soluções. Costumam ser capazes de caminhar rumo a atividades significativas muito mais depressa do que os indivíduos de raciocínio fundamentado na fonte, que continuam insistindo em atacar as causas com mais minúcia antes de prosseguir.

“Aprenda, conserte e prossiga”é o lema silencioso do indivíduo com raciocínio  fundamentado .

“O homem de caráter sente-se especialmente atraído pela dificuldade,pois é só compreendendo a dificuldade que realiza suas potencialidades”.  Charles de Gaulle

Fonte: Livro desafios e oportunidades  Paul G.Stoltz

Anúncios