Ultramaratonista Carlos Dias

 BLOG : WWW.CARLOSDIASULTRA.COM.BR

email:carlosdias12@hotmail.com 11 7439 4151

www.twitter.com/carlosultra

 

Carlos Dias, 37 anos, nasceu em São Bernardo do Campo (SP). É formado em administração de empresas e pós-graduado em psicologia organizacional – RH. Atualmente é organizador de corridas e palestrante e tem participado de ultramaratonas e desafios.

Aos dois anos de idade, perdeu o pai Joaquim José Dias assassinado em um assalto na empresa onde trabalhava como vigia. Sua mãe, Neli Lima Dias que era faxineira e não sabia nem ler e escrever assumiu a educação dos três filhos: Carlos Dias de dois anos, Edinélia Lima Dias de quatro anos e Eliete Lima Dias de seis anos. O sonho de D. Neli era ver os filhos na faculdade.

Dias foi criado e inspirado pela força da mãe e logo começou a superar limites a partir de maratonas e provas de desafio. Começou a trabalhar informalmente aos 12 anos vendendo doces em empresas, chegava a andar cerca de 15km por dia para vender todos os doces. Aos 13 anos entrou na mesma empresa que seu pai faleceu e começou a trabalhar com carterira assinada como lavador de peças, depois office-boy, auxiliar de compras e comprador.

Sempre praticou esportes, jogou futebol nos campos de terra de São Bernardo do Campo, vôlei, ciclismo e pára-quedismo. A corrida virou coisa séria aos 20 anos de idade quando correu sua primeira prova de 10 km na Vila Prudente (São Paulo-SP). Os treinos de Carlos Dias quase sempre eram correr da empresa para o trabalho. No início, corria 18 km da casa para empresa e no período noturno ia para a faculdade.

Para realizar o sonho de estudar e correr, Carlos Dias usou várias estratégias, fez rifas, mandou e-mails para empresas e mobilizou o comércio local, além de contar com o apoio de amigos para conseguir correr em várias partes do Brasil. da infância à juventude, Carlos sempre teve o sorriso no rosto, interrompido somente nas lembranças do pai ou quando via sua mãe em momentos dificeis.

Completou 64 mataronas e mais de 30 ultramaratonas (provas acima de 42km). Após correr quase todos os estados brasileiros partcipando e maratona, Carlos estreou em ultramaratonas correndo a Comrades Marathon (maratona dos camaradas) na África do Sul, prova de 90 km de montanhas. Nessa prova, tornou-se o  brasileiro na hitória a completar a prova e como prêmio ganhou da empresa em que trabalhava uma viagem para correr a maratona de Nova Iorque (EUA).

Em 1999, correu na Holanda duranate 24 horas e ficou com a 4 coloco ação, na categoria de 24 a 29 anos. Logo depois, correu no deserto do Arizona (EUA), 432 km em seis dias ficando com a 7 colocação no geral.

No ano de 2000, Carlos decidiu fazer uma homenagem ao aniversário do Brasil correndo 500km do Rio de Janeiro a São Caetano do Sul (São Paulo – SP) em seis dias.

 

Voltou a correr no deserto do Arizona, no ano de 2001 e foi o primeiro na categoria de 24 a 29 anos, correndo 241km em 72 horas.

Em 2002, correu na Grécia a Spartatlon, o percurso de 246km de ATenas a Esparta foi realizado em 35 horas.

Em 2003, realizou uma parceria com um empresa de telefonia celular e correu mil milhas brasileiras de Porto Seguro a São Bernardo do Campo (SP), sua cidade natal, tornando-se o primeiro brasileiro a correr 1.000 milhas em 22 dias, uma média de 75km por dia. No mesmo ano, correu a maratona da selva amazônica, no total de 250 km, em seis etapas durante sete dias. No total, 16 paises participaram e Carlos Dias ficou na 8 colocação no geral.

Em 2004, voltou a correr a maratona da selva e às 24 horas da Holanda.

Em 2005, organizou às 24 horas de São Caetano do Sul reunindo atletas de vários estados brasileiros.

Em 2006, voltou a correr na maratona da selva – Amazônica e organizou uma corrida de seis horas em São Caetano do Sul.

Em 2007, nasceu seu filho Vínicius Vertuan Dias o que motivou Carlos a realizar um sonho antigo: o de correr o Brasil de Norte a Sul com as próprias pernas. Correu 9.000km, em 100 dias, um média diária de 90 km, 14 hopras por dia, do Oiapoque ao Chuí entrando para o livro dos recordes brasileiro.

Em 2008, completou a BR-135m, prova de 217km, em 63horas. Completou a primeira etapa da copa do mundo dos desertos, o deserto de Gobi March na China, um percurso de 250km entre montanhas e a 3.000 metros de altitude, ficando na 5 colocação na categoria de 30 a 39 anos. Ao todo, 29 países participaram da competição. Também correu o deserto do Sahara em outubro e  Antártida em novembro.

Em 2009 inicia o ano completando o  deserto do Atacama  em abril e com isso se torna o primeiro sul-americano  a correr os quatro desertos mais extremos do planeta em 10 meses e novamente está com o nome incluso no livro dos recordes brasileiro. Para se ter uma idéia os 4 desertos são superados pela grande maioria dos atletas em 4 ou 8 anos.

No mês de setembro terminou com sucesso o desafio de correr 5.100km em 59 dias, saindo no dia 05 de setembro de Nova

Iorque  no dia da festa Brazilian Day com a energia de 2 milhões de pessoas, juntamente com o ciclista Francisco Antonio da

Silva, que o acompanhou de bicicleta, passando por 11 estados, enfrentando o calor, a chuva, a neve, e os ventos fortes,até

chegar em São Francisco na Califórnia.

Para Carlos Dias, a vida nunca foi fácil, mas sempre acreditou que poderia superar as adversidades, sempre correu, trabalhou e estudou. Suas irmãs também foram em busca dos seus sonhos e hoje trabalham e são formadas. Sua mãe, Neli Dias entrou na escola e aprendeu a ler e escrever. Hoje, até critica quando não gosta de alguma pergunta feita pelos jornalistas que entrevistam seu filho. Para Carlos, sua mãe é a verdadeira ultra-atleta, pois com um pequeno salário e sem baber ler e escrever levou três filhos à faculdade. Para realizar todas as provas, o atleta viveu uma verdadeira epopéia. Para conseguir participar das competições fazia rifas e parcerias com os amigos comerciantes até receber o convite da Crocs para uma parceria mais sólida e planejada, após ter cruzado o Brasil. Na infância, Carlos sonhou em viajar o mundo e hoje realiza seu sonho através do esporte. Sua maior vontade é a de continuar a realizar competições mundo afora para dar exemplo ao seu filho Vinícius.

Principais Provas

1998 – Junho – Comrades Marathon África do Sul – 90km – www.comradesmarathon.com

1998 – Dezembro – NYC Marathon – 42,195km – www.nycmarathon.com

1999 – Maio –  Apeldoorn Holanda IAU – 24horas – 4 colocado

1999 – Dezembro – Deserto do Arizona (EUA) – 432km – www.arizonaroadracers.com – 7 colocado

2000 – Abril – Rio de Janeiro a São Paulo – 500km

2001 – Dezembro – Deserto do Arizona (EUA) – 432km – www.arizonaroadracers.com

2002 – Dezembro – Deserto do Arizona (EUA) – 432km – www.arizonaroadracers.com

2003 – Março – 1.000 milhas brasileiras (1.600 km) Porto Seguro (RJ) a São Bernardo do Campo (SP)
2003 – Setembro – Jungle Marathon na floresta amazônica – 250 km – www.junglemarathon.com – 7 colocado
2004 – Maio –  Apeldoorn Holanda IAU – 24horas – 18 colocado

2004 – Setembro – Jungle Marathon na floresta amazônica – 250 km – www.junglemarathon.com

2004 – Outubro – Ecomotion na Bahia – 500 km – www.ecomotion.com.br

2006 – Setembro – Jungle Marathon na floresta amazônica – 250 km – www.junglemarathon.com

2007 – Maio e Setembro – Desafio Oiapoque ao Chuí – 9.000 km em 100 dias – livro dos recordes – www.rankbrasil.com.br
2008 – Janeiro – BR135 Serra da Mantiqueira –  217 km –  www.brazil135.com.br
2008 – Junho – Gobi March China – 250km –  www.racingtheplanet.com

2008 – Outubro – Saara racing – 250km – www.racingtheplanet.com

2008 – Novembro – Last Desert – 250km – www.racingtheplanet.com

 2009 -Abril Atacama desert – 250km – www.racingtheplanet.com

2009 – Setembro/outubro/novembro 5.100km em 59 dias cruzando correndo de  leste a oeste os EUA .

Anúncios

27 Respostas to “Currículo”


  1. E ai blz?
    Espero que o retorno tenha sido tranquilo, e que sua passada por Porto Alegre tenha lhe deixado grandes lembranças. Já estou entrando em contato com o fotografo e ele irá me enviar algumas fotos para começar a trabalhar, assim que tiver algum material lhe envio.
    Um abraço a todos por ai.
    Leandro Castanheiro

  2. Carlos Dias Says:

    Olá Leandro.

    A passagem por Porto Alegre foi intensa e muito entusiasmante, eu estou muito feliz por ter trocado um pouco de conhecimento com todos na feira. ter corrido na esteira com tanta torcida só vem a somar para correr bem no Sahara.

    Um grande abraço
    Carlos Dias

  3. Eduardo Santos Says:

    Fala Carlão,

    abraços da turma do ó-do-borogodó

    e viva o samba…


  4. Oi Carlos !
    Puxa vida não sabia o que tinha acontecido com seu pai, lamento muito de coração, e que tamanha garra e força teve sua mãe para criar você e suas duas irmãs, são grandes exemplos de superação para nós brasileiros.
    Um grande abraço !

  5. heroifung Says:

    voce é :exemplo de determinação,humildade,energia positiva ,saúde ,superação,familia,paz e muita luz :nos te adimiramo muito ,és como meu irmão já faz parte da hitória do nosso cosmo,autodisciplina” a fé nasce na calma do espírito,na contemplação e no trabalho” forte abraço

  6. heroifung Says:

    voce é :exemplo de determinação,humildade,energia positiva ,saúde ,superação,familia,paz e muita luz nós adimiramos muito e temos muita fé no que voce fez e irá fazer ¨ A fé nasce na calma do espírito,na comtemplação e no trabalho¨ forte abraço


  7. História sensacional, já sou sua fã! E continuo esperando aquele treinamento… Beijo 😉


  8. carlão ai vai meu como tambem dos nordestinos Bahia,Sergipe,Alagoas,Pernambuco,Rio Grande do Norte, Piaui, Maranhão e que o senhor todo poderoso te acompanhe não só vc como os que estiverem presentes. Boa sorte. Atenciosamente Elivan(Ultramaratonista de Bananeiras – Pb.


  9. carlão sucesso em toda sua trajetoria como tambem de seus companheiros. atenciosamente Elivan(Ultramaratonista de Bananeiras – Pb.


  10. carlão que o Sr Deus todo poderoso esteja na companhia de voces protejendo corpo e alma segue meu abraço a todos os participantes e os internautas. Atenciosamente Elivan(Ultramaratonista de Bananeiras – Pb.

  11. jaqueline Says:

    PARABÉNS PELA SUA GARRA E FORÇA DE VONTADE!! VC MERECE TUDO DE BOM!!
    BJOS. QUE DEUS ABENÇÕE A SUA VIDA E DE SUA FAMÍLIA!!

  12. Daniela (ó) Says:

    Olá!!!
    Adorei sua história.
    Falta colocar também que é dançarino…..
    Acho que conheci um grande homem.
    Beijos Dani


  13. Obrigado Daniela,
    Temos quer ser bons dançarinos em nossas vidas para sermos vencedores.

    Um beijo
    Carlos Dias


  14. Fala Sofi,

    Querido Amigo demorei, mas te encontrei…
    Show de bola estas fots do seu site irmão!
    Precisamos marcar um evento com a rapaziada e fazer a festa como fizemos no antigo AMNÉSIA e botar as princesas pra dançar… rs
    Nego ainda estou na Rede Record e se um dia aparecer por aqui me avisa! O contato tá logo acima, ok!

    Abraço e fé em Deus irmão!

    Robinho. 100% Taboão – SBC

  15. Amelie Says:

    Parabens Carlos por todas essas coisas que voce fez… Acho legal!!!!
    Bravo! Continue!!!!


  16. Obrigado Amelie,
    Sim tenho como filosofia jamais desistir,vamos em busca de mais desafios.
    Beijos
    Carlos Dias

  17. Amelie Says:

    E ai Carlos, a festa de despedida no O… ja passou??

  18. Luiz Fernando Says:

    Parabéns e continue como você é, pois torna-se um exemplo e um incentivo para poder superar os desafios que ocorrem no dia a dia de quem tenta correr, correr e correr cada vez mais e melhor. Este ano participei de minha primeira maratona em Floripa 4:22:23, depois foi São Paulo que tive muita dificuldade em terminar pois a panturilha apitou e me arrastei, depois foi a do RJ como já tinha feito a inscrição e pago um pacote e tinha saído de uma pneumonia decide apenas correr os 6km mas no ônibus mudei para a meia mas no dia de retirar o kit vendo aquela ferveção me empolguei e decide ir para os 42 correndo até onde aguenta-se e fui até os 34 tossindo muito mas cheguei 4:40. Depois deste ritmo doido de treinos e corridas longas parei um bom tempo para recuperar a saúde que estava debilitada e fiquei com receio de algo que estava acontecendo ao final dos treinos longos, a temperatura corporal subia sempre para 38,5° no final dos treinos (o que pode ser o motivo?) e para completar estava chegando perto de meu casamento 31/10, preparativos. Dia 09/11 voltei a treinar, along+30min+along todo dia pela manhã adaptando-me a vida de casado e a noite faço abdominal e flexão, aos poucos vou voltando aos exercícios como exemplo os educativos que o professor Augusto que era da PlayTeam me ensinou. Mas para finalizar queria tirar outra dúvida: sinto indisposição estocal por diversas vezes quando corro, já fui a médicos, tomei remédios, mas nada de resolver, você tem alguma dica?


  19. Amigo Luiz é difícil falar sobre o que vc sente no estomago, pois não tenho competencia para tal resposta, posso indicar um exame de sangue, e uma consulta a um médico que seja ligado a medicina esportiva o dante pazzaneze é um ótimo lugar para vc tirar essas dúvidas.

    Obrigado pela força

  20. paulzooom Says:

    Olá Carlos,
    Parabéns pelos Desafios!
    Eu – e acho que muitas pessoas – gostaríamos de ler sobre suas aventuras em livros. Assim poderíamos “correr com vc”, “viajar com vc”, e saber e sentir um pouco do que vc passou.
    Além do que, os livros podemos ter conosco em casa, e lê-los quando temos tempo.
    LIVROS…
    Pense nisso, estamos ansiosos para ler suas aventuras.
    Parabéns mais uma vez pela sua tenacidade e determinação.

    Paulo Ribeiro Felisoni
    (Paulinho Zoom)


  21. Olá Paulo,
    estou escrevendo meu livro sim, e logo logo será compartilhado com todos, por enquanto estou programando palestras para falar o que vivi nessas aventuras.
    Um forte abraço
    Carlos Dias

  22. Tiago Kerr Says:

    Esse é meu garoto.

    Parabens por cada conquista, que Deus te abençoe todos os dias de sua vida.

  23. MUcama Says:

    Cara sinistro,tudo de bom meu querido e que Deus te abençoe mais ainda!!!Um abraço.!Lenbra que eu falei pra vc que deixei de ser “vagabundo”no metrô,continuo correndo!

    Mucama

    P.S.:Continue assim cara!!


  24. Olá meu amigo obrigado, e continue buscando seus objetivos mesmo que sejam duros tenha entusiasmo que vencerá.

    Um abraço
    Carlos Dias

  25. Cesar (Cesinha Bombeiro) Says:

    Olá meu amigo Carlão, não poderia deixar de registrar minha admiração pelo seu sucesso, eu que acompanhei parte da sua luta ainda no colégio hoje vê-lo realizado me faz imensamente feliz. Quando nos encontramos no aeroporto do Rio de Janeiro (lembra?) e me contou sua trajetória, a partir daí comecei acompanhá-lo e a torcer por você. Portanto meu amigo sucesso e que Deus te dê tudo o que desejar pois você é um batalhador e merece.

    Abraços,

    Cesar Augusto Roldan
    (Cesinha do Bombeiro rsss)


  26. Olá Cesar, muito obrigado meu amigo, eu também fiquei feliz de encontrar com vc e saber que está fazendo o que gosta,época boa aquela do colégio cada um amigo foi para um lado, mas o importante é que sabemos que ficamos no coração de cada um essa grande amizade. um forte abraço

  27. deonatan Says:

    Iae mano,vc não me conheçe: mais eu vi vc correno 24h na academia (ecofit)…eu era funcionario ( ajudei vc decer as 2 esteira risosssss). Meu nome é Jonas….meus parebens,vc é bom mesmo,isso é um dom de Deus,muitas feliçidade paz amor, fica com Deus campeaõ………..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s